terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL DA PROFª VILMA




PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA TRABALHAR “CIDADANIA” NOS 4ºs e 5ºs ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PROJETO PEDAGÓGICO

Essa proposta de atividades foi desenvolvida através de um projeto pedagógico, envolvendo várias áreas do conhecimento, entre essas, a matemática, educação artística, língua portuguesa, geografia, educação física e história, numa perspectiva interdisciplinar e com os temas transversais: ética e cidadania.
Escola: E.M.E.F. Pinheiro Machado
Ano: 5ºs anos         Turmas: 52, ...
Nº de alunos:...
Professoras:...
Duração do projeto:
Objetivos Gerais:
- Promover a conscientização no que diz respeito a questões fiscais, tributárias e sociais;
- Sensibilizar e incentivar o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos;
- Estimular a postura crítica e participativa para o exercício pleno da cidadania;
- Estimular a criatividade com a interpretação de situações concretas da vida cotidiana.
-Objetivos Específicos:
- Ler e interpretar textos;
- Conhecer palavras novas (uso do dicionário);
- Criar versos e rimas;
- Desenvolver a escrita a partir da reflexão individual e coletiva;
-Criar slogans sobre os assuntos trabalhados;
- Interpretar e resolver histórias matemáticas;
-Criar situações-problemas e resolvê-los (trocas de histórias matemáticas entre os colegas);
- Pesquisar a evolução histórica do sistema monetário brasileiro;
- Confeccionar Caixa Registradora;
- Representar compra/venda e exigência da nota fiscal (dramatização);
- Conhecer as principais atividades econômicas produzidas nas regiões brasileiras;
- Jogo: conhecer a economia e as principais fontes de renda das regiões brasileiras. Pesquisa e registro em fichas numeradas.  Mapa do Brasil: cada região colorida de uma cor diferente. Dois dados. Em um dos dados são representadas as cores escolhidas para cada região. No outro, o número do item a ser esclarecido sobre aquela região. Os alunos dispostos em grupos irão jogar os dados, um deles indicando a região e o outro indicando a área (culinária, turismo, comércio, indústria, etc), procurando responder as questões.
- Cantar com boa entonação de voz;
- Dançar observando ritmos e movimentos corporais.
- Recitar poesias.
Estratégias e recursos:
Através de textos informativos variados, mapas, cálculos, histórias matemáticas, jogos, pesquisas, desenhos, pinturas, colagens, produção textual, trabalhos em grupo e individual, questionamentos e exposição de conflitos, dramatizações, representação de fatos artísticos e históricos.

Avaliação:
Acontece de forma contínua, onde será considerado o interesse, o desempenho e a participação individual e coletiva dos educandos, em cada etapa das atividades desenvolvidas.
Tendo em vista que a avaliação do educando também é uma forma do educador rever a sua prática, o material produzido servirá de referência para validar ou redimensionar a prática docente.

 As fotos abaixo são da Caminhada Cívica realizada pela  escola  na Semana da Pátria.






Artigo publicado no site da Prefeitura de Santa Maria

Alunos da Escola Municipal Pinheiro Machado apresentam a Arte Pública em Cena

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado apresentaram, na noite de 25 de novembro,  à comunidade, professores da instituição e autoridades a beleza do trabalho de cidadania desenvolvido através do Arte Pública em Cena. Foram revelados, durante a apresentação, as habilidades individuais, artistísticas, a dedicação, empenho e, principalmente, o aprendizado de cidadania. O trabalho mereceu elogios do prefeito Cezar Schirmer, que enalteceu a iniciativa. “São ações como estas que fazem a diferença e os resultados estão nos trabalhos apresentados pelos estudantes”, salientou o prefeito, que parabenizou a escola e a todos os envolvidos na organização do evento.
A equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) se fez presente, através de sua coordenadora adjunta, Helaine Simom e a dissiminadora Rozânia M. Rosa, que ficaram encantadas com a diversidade da produção apresentada. Entre os trabalhos estavam maquetes de um prédio onde destacavam as profissões que aprenderam com seus professores; cartazes com cartilhas explicativas sobre o assunto Trabalho, Justiça e Cidadania, obras de arte em painéis que representaram o autorretrato dos problemas sociais, paródias, teatro.
A primeira ação da noite, segundo a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, foi a distribuição dos materiais, leitura e diálogo sobre o assunto e experiência de vida. Assim, de forma democrática os alunos e professores começaram a realização do planejamento e atividades que seriam apresentadas. Posteriormente, ocorreu a realização das atividades elencadas.
“Os alunos começaram os treinos e pesquisas, pois buscaram na história do trabalho, desde os tempos de escravidão até os nossos dias. O teatro retrata o problema enfrentado por muitas das famílias, como o caso de pensão alimentícia após a separação de um casal e muitos dos problemas que agravam essa situação”, ressaltou Rosaura. A inovação foi a montagem de um curta metragem com uma máquina fotográfica e as várias técnicas de informática desenvolvidas e pesquisadas no laboratório, entre eles da Carteira de Trabalho assinada, e o conhecimento dos direitos e deveres do empregado, além das técnicas de edição.
O encerramento das apresentações se deu com os painéis de autorretrato dos problemas sociais enfrentados atualmente pelos cidadãos, ressaltando o bullying, preconceitos, falta de amor ao próximo, não-violência entre outros, relacionados pelos alunos. Nas aulas do professor Josiel, os estudantes do 9º ano usaram varias técnicas para a produção de quadros revelando os problemas enfrentados pela falta de respeito ao próximo. O resultado: obtiveram o primeiro lugar no evento.
O blog http://trabalhojusticaecidadanianaescola.blogspot.com apresenta algumas das ações desenvolvidas durante a programação. Consulte, também, o site www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal.

Texto: Fabrício Minussi
Fotos: Rozania M. Rosa