quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ESCOLA EM NOTICIAS

 A Escola Municipal Pinheiro Machado foi noticia no site de Educação Fiscal da Prefeitura de Santa Maria. Leiam:

 

EMEF Pinheiro Machado mostra as atividades pedagógicas desenvolvidas para conscientização



Estudantes entusiasmados com sua participação na Caminhada.
25/09/2010
No dia 25/9/2010, o Programa Municipal de Educação Fiscal participou da caminhada cívica da Semana da Pátria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado representado pela Disseminadora de Educação Fiscal, Rozania M. Rosa, e Coordenadora Adjunta, Helaine Simon; também esteve presente o SINPROSM – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria representado pela professora Martha Najjar.
A caminhada mostra uma educação pautada em respeito, alegria, carinho, justiça, água como um bem precioso, o desenvolvimento dos valores como forma de enriquecer, o amor potencializa a força e, também, ingrediente indispensável para a vida.
O desfile foi temático e demonstrava o trabalho de qualidade desenvolvido pelos professores, alunos e direção na construção da cidadania. As notinhas, que a comunidade traz, são recolhidas e entregues a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – envolvendo a solidariedade e carinho a todos os que os cercam “Para que a inclusão social aconteça é necessário estarmos abertos para eles”. Disse a Diretora da Escola.
Os primeiros e segundos anos apresentaram com a temática – animais e Amazônia, terceiro ano – valores - que muitas vezes não são respeitados ou exercidos pela sociedade, quarto ano – meio ambiente – sua preservação é responsabilidade de todos. O quinto ano desenvolveu o tema EDUCAÇÃO FISCAL – destacando, além da importância da nota como garantia o retorno dos tributos em benefícios ao cidadão. O Fiscalito, Eduardo Martins representou o CID LEGAL. Percebe-se que já sabem sobre a importância e conhecem como deve retornar os impostos. “Os alunos trabalharam entusiasmados para a caminhada, pois elaboração dos cartazes e toda a criatividade apresentada partiram deles.” Disse a professora Vilma V. Ferreira. A outra turma trabalhou os valores necessários à convivência saudável, a conservação do planeta, a valorização da escola e a importância do conhecimento, pois são temas abordados e de grande relevância entre para a formação e exercício da cidadania.
Os sextos anos trabalharam como o Estatuto da Criança e Adolescentes – ECA- a função do Conselho Tutelar e o escotismo como forma de disciplinar e superar desafios – Escotismo. Os sétimos anos enfocam a importância da alimentação saudável e regrada para a estrutura mental e corporal. Além disso, a importância do esporte para a saúde e a mente.
Amazônia como patrimônio NACIONAL e não como internacional. O respeito aos recursos naturais de nosso país e a conservação do mesmo. A importância da exploração através de estudos, mas levando em conta a conservação do solo, matas e ar, mantendo um planeta vivo e chamando, ao mesmo tempo, os cidadãos para a conscientização. Além disso, as turmas estudaram o desequilíbrio do meio ambiente através das queimadas e poluição e, consequentemente, o estudo da camada de ozônio.
Os oitavos anos com a abordagem a Universidade Federal de Santa Maria - patrimônio do cidadão, a história dos 50 anos desde a fundação por MARIANO DA ROCHA até nossos dias. Nos nonos anos, o estudo foi num outro viés da UFSM – com as obras de artistas plásticos que atuam ou se formaram na universidade.
A Educação de Jovens e Adultos com professora Shirley desenvolveram as experiências de química – confecções de sabão, reciclagens seletiva feita com os alunos. A terceira etapa do EJA, as professoras Rosangela, Rosane e Beth com o projeto da Universidade Federal de Santa Maria e a importância para nossa cidade desta instituição. As professoras Leonara e Jussara trabalharam direitos e deveres – Projeto direitos e deveres um passo para a cidadania. A segunda e quarta etapas com os artistas plásticos que atuam ou/ e se formaram na UFSM. Reforça ainda mais o trabalho da escola na comunidade e a importância na formação do cidadão, com a participação dos alunos que estudaram na EJA e os que estão cursando ensino superior, porque ambos participaram ativamente no evento. Somando-se a esse grupo os representantes da COPA EJA com o professor Marco.
A diretora da escola que coordenou a Caminhada Cívica chamou a comunidade para ver as ações pedagógicas que estavam sendo trabalhadas com os alunos, principalmente, a consciência cidadã.
_______________________________________

Helaine Simon - Coordenadora Adjunta PMEF

Rosania Rosa - Disseminadora PMEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário