terça-feira, 30 de novembro de 2010

Artigo publicado no site da Prefeitura de Santa Maria

Alunos da Escola Municipal Pinheiro Machado apresentam a Arte Pública em Cena

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado apresentaram, na noite de 25 de novembro,  à comunidade, professores da instituição e autoridades a beleza do trabalho de cidadania desenvolvido através do Arte Pública em Cena. Foram revelados, durante a apresentação, as habilidades individuais, artistísticas, a dedicação, empenho e, principalmente, o aprendizado de cidadania. O trabalho mereceu elogios do prefeito Cezar Schirmer, que enalteceu a iniciativa. “São ações como estas que fazem a diferença e os resultados estão nos trabalhos apresentados pelos estudantes”, salientou o prefeito, que parabenizou a escola e a todos os envolvidos na organização do evento.
A equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) se fez presente, através de sua coordenadora adjunta, Helaine Simom e a dissiminadora Rozânia M. Rosa, que ficaram encantadas com a diversidade da produção apresentada. Entre os trabalhos estavam maquetes de um prédio onde destacavam as profissões que aprenderam com seus professores; cartazes com cartilhas explicativas sobre o assunto Trabalho, Justiça e Cidadania, obras de arte em painéis que representaram o autorretrato dos problemas sociais, paródias, teatro.
A primeira ação da noite, segundo a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, foi a distribuição dos materiais, leitura e diálogo sobre o assunto e experiência de vida. Assim, de forma democrática os alunos e professores começaram a realização do planejamento e atividades que seriam apresentadas. Posteriormente, ocorreu a realização das atividades elencadas.
“Os alunos começaram os treinos e pesquisas, pois buscaram na história do trabalho, desde os tempos de escravidão até os nossos dias. O teatro retrata o problema enfrentado por muitas das famílias, como o caso de pensão alimentícia após a separação de um casal e muitos dos problemas que agravam essa situação”, ressaltou Rosaura. A inovação foi a montagem de um curta metragem com uma máquina fotográfica e as várias técnicas de informática desenvolvidas e pesquisadas no laboratório, entre eles da Carteira de Trabalho assinada, e o conhecimento dos direitos e deveres do empregado, além das técnicas de edição.
O encerramento das apresentações se deu com os painéis de autorretrato dos problemas sociais enfrentados atualmente pelos cidadãos, ressaltando o bullying, preconceitos, falta de amor ao próximo, não-violência entre outros, relacionados pelos alunos. Nas aulas do professor Josiel, os estudantes do 9º ano usaram varias técnicas para a produção de quadros revelando os problemas enfrentados pela falta de respeito ao próximo. O resultado: obtiveram o primeiro lugar no evento.
O blog http://trabalhojusticaecidadanianaescola.blogspot.com apresenta algumas das ações desenvolvidas durante a programação. Consulte, também, o site www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal.

Texto: Fabrício Minussi
Fotos: Rozania M. Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário