terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL DA PROFª VILMA




PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA TRABALHAR “CIDADANIA” NOS 4ºs e 5ºs ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PROJETO PEDAGÓGICO

Essa proposta de atividades foi desenvolvida através de um projeto pedagógico, envolvendo várias áreas do conhecimento, entre essas, a matemática, educação artística, língua portuguesa, geografia, educação física e história, numa perspectiva interdisciplinar e com os temas transversais: ética e cidadania.
Escola: E.M.E.F. Pinheiro Machado
Ano: 5ºs anos         Turmas: 52, ...
Nº de alunos:...
Professoras:...
Duração do projeto:
Objetivos Gerais:
- Promover a conscientização no que diz respeito a questões fiscais, tributárias e sociais;
- Sensibilizar e incentivar o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos;
- Estimular a postura crítica e participativa para o exercício pleno da cidadania;
- Estimular a criatividade com a interpretação de situações concretas da vida cotidiana.
-Objetivos Específicos:
- Ler e interpretar textos;
- Conhecer palavras novas (uso do dicionário);
- Criar versos e rimas;
- Desenvolver a escrita a partir da reflexão individual e coletiva;
-Criar slogans sobre os assuntos trabalhados;
- Interpretar e resolver histórias matemáticas;
-Criar situações-problemas e resolvê-los (trocas de histórias matemáticas entre os colegas);
- Pesquisar a evolução histórica do sistema monetário brasileiro;
- Confeccionar Caixa Registradora;
- Representar compra/venda e exigência da nota fiscal (dramatização);
- Conhecer as principais atividades econômicas produzidas nas regiões brasileiras;
- Jogo: conhecer a economia e as principais fontes de renda das regiões brasileiras. Pesquisa e registro em fichas numeradas.  Mapa do Brasil: cada região colorida de uma cor diferente. Dois dados. Em um dos dados são representadas as cores escolhidas para cada região. No outro, o número do item a ser esclarecido sobre aquela região. Os alunos dispostos em grupos irão jogar os dados, um deles indicando a região e o outro indicando a área (culinária, turismo, comércio, indústria, etc), procurando responder as questões.
- Cantar com boa entonação de voz;
- Dançar observando ritmos e movimentos corporais.
- Recitar poesias.
Estratégias e recursos:
Através de textos informativos variados, mapas, cálculos, histórias matemáticas, jogos, pesquisas, desenhos, pinturas, colagens, produção textual, trabalhos em grupo e individual, questionamentos e exposição de conflitos, dramatizações, representação de fatos artísticos e históricos.

Avaliação:
Acontece de forma contínua, onde será considerado o interesse, o desempenho e a participação individual e coletiva dos educandos, em cada etapa das atividades desenvolvidas.
Tendo em vista que a avaliação do educando também é uma forma do educador rever a sua prática, o material produzido servirá de referência para validar ou redimensionar a prática docente.

 As fotos abaixo são da Caminhada Cívica realizada pela  escola  na Semana da Pátria.






Um comentário:

  1. A vó vilma está linda nas fotos..

    Na primeira foto o Tiarles parece que ta de
    segurança..
    hehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir